Pesquisar este blog

sexta-feira, 16 de abril de 2010

"Como identificar uma serpente peçonhenta na natureza?"

ESTE ARTIGO CIENTÍFICO FOI ESCRITO POR SUELEN TAUCCI MAGALHÃES, ALUNA DO CURSO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS DA UNIVERSIDADE NOVE DE JULHO
TODOS OS DIREITOS AUTORAIS PERTECEM A ELA


As pessoas enxergam as serpentes como sendo "as grandes vilãs" da sociedade, e não dão importância à elas como realmente merecem.
"PORQUE DEVEMOS TRATAR AS SERPENTES COM O RESPEITO QUE ELAS MERECEM"?
A resposta é muito simples, as serpentes são as grandes "mocinhas" da natureza,pois elas regulam o ecossistema predando outras espécies de animais ,tais como: Pequenos roedores, sapos etc. Para os leigos, é importante ressaltar o fato de nunca manusear uma serpente seja ela peçonhenta ou não. Caso a pessoa esteja caminhando por uma trilha e se depare com uma serpente , o indivíduo não deverá removê-la do local sem um preparo antes, pois as chances de um ataque é grande, e poderá ser letal se for uma espécie peçonhenta. O que muitos se perguntaram é : "COMO PODEMOS SABER SE A ESPÉCIE É PEÇONHENTA OU NÃO?" No caso de pessoas que sabem manusea-las, devem coloca-las em uma caixa ou recipiente que comporte o tamanho da serpente e a deixe confortável, levando-a para o Instituto Butantan para que a mesma seja avaliada e catalogada, caso não saiba a espécie.
"IDENTIFICAÇÃO DE SERPENTES PEÇONHENTAS E NÃO PEÇONHENTAS"
=> Crotalus durissus terrificus(cascavel):Essas serpentes possuem losangos longitudinais de cores escuras em seu dorso.Seus hábitos são crepusculares e noturnos. Quando essa serpente se sente ameaçada emite um som parecendo um chocalho na ponta de sua cauda, o que chamamos de Guizo. Esse guizo corresponde a cada troca de pele da serpente ao longo do ano, e essas mudas de pele podem ocorrer mais de uma vez no mesmo ano. O tipo de dentição dessa serpente é Solenóglifa,que são dentes grandes e inoculadores de veneno com um canal por onde o mesmo escorre, e são localizados na parte anterior da boca.
=> Bothrops sp.(Jararaca): Podemos notar presença das fossetas loreais situadas acima das narinas da serpente. A fosseta Loreal possui a função de captar o calor do ambiente. Estão presentes nas Bothrops(jararacas), Crotalus(cascavél) e Lachesis muta(Surucucu). As Bothrops possuem um "v" invertido em seu corpo. A dentição dessa serpente tambem é Solenóglifa, possuem um comportamento completamente agressivo desferindo botes o tempo todo, são serpentes de hábitos crepusculares e noturnos. Algumas espécies foram encontradas na região nordeste que são : Bothrops neuwiedi, Bothrops moojeni, Bothrops iglesiasi, Bothrops lutzi e Bothrops erythromelas. No interior de São Paulo existe uma ilha chamada "Ilha da Queimada Grande", local onde a habitação foi proibida devido a presença de outra espécie de Jararaca, a Bothrops insularis, encontrada em grande número nesse local.
=>Lachesis muta(Surucucu): Essa espécie é considerada a maior serpente peçonhenta das Américas, atingindo até 3,5 metros. Possuem escamas eriçadas na cauda. Seu habitat preferido são florestas como Amazônica, Mata Atlântica, e alguns enclaves nas matas úmidas do nordeste. Apesar da Lachesis muta ser uma serpente peçonhenta, o índice de acidentes causados por essa espécie corresponde a 1%, sua dentição é Solenóglifa.
=> Micrurus ibiboboca(coral verdadeira): Essa espécie de serpente possui anéis espalhados por todo o seu corpo com cores brancas , vermelhas e pretas.Possuem características semelhantes às das serpentes não peçonhentas(cabeça arredondada com escamas grandes), escamas lisas no dorso , pupilas redondas e ausência de fosseta loreal. Seu veneno é bastante ativo e de ação neurotóxica. são serpentes pequenas que vivem sobre o solo, em folhas, troncos em decomposição, entre raízes e pedras. Seu comportamento não é agressivo e só oferece perigo quando manuseada. A taxa de acidente com essa serpente corresponde a 0,3%. A dentição de uma Micrurus é Proteróglifa, dentes inoculadores de veneno localizados na região anterior da boca e que possuem um sulco por onde escorre o veneno.

2 comentários:

  1. muito boa sua colocação sobre serpentes eu sou um aluno de escola publica mas adoro este tipo de réptil que várias pessoas odeiam. Se ela o equilíbrio ecológico estaria de pernas para o ar mas senti falta das diferenças entre as espécies portadoras de peçonha e as não peçonhentas. Mas a unica dúvida que tenho é na diferença entre as pálpebras das peçonhentas e não peçonhentas

    ResponderExcluir
  2. Muito obrigada por ter comentado em meu blog Leandro. Sua dúvida sobre as pálpebras das serpentes venenosas e das não venenosas pode ser a dúvida de outras pessoas também. Bom, as pálpebras das serpentes peçonhentas são de um formato de fenda vertical(parecendo olho de gato), enquanto as serpentes não peçonhentas, as pupilas delas são arredondadas. Outra coisa que difere algumas serpentes peçonhentas de não peçonhentas é a presença da fosseta Loreal situada na região próxima das narinas, como é o caso da cascavel( Crotallus durissus terrificus),chamada de cobra de quatro narinas.
    Espero que tenha tirado sua duvida a respeito das serpentes peçonhentas e não peçonhentas. Qualquer coisa escreva para mim através do blog, assim que eu puder respondo a voce.
    Beijos

    ResponderExcluir