Pesquisar este blog

quarta-feira, 20 de abril de 2011

QUEM FOI VITAL BRAZIL?


Vital Brazil Mineiro da Campanha nasceu no dia 28 de abril de 1865. Era médico Imunologista e o pioneiro na arte da medicina experimental.
Curioso, Vital Brazil passou a eleaborar soros específicos que combatessem picadas de cobra com especificidade antigênica.
Este participou do surto epidêmico da peste bubônica, e passou a produzir um soro para acabar com essa doença que estava levando diversas pessoas à morte. A produção do soro é realizada na Fazenda Butantan.
Após anos clinicando no interior de São Paulo, observando as pessoas morrendo por causa de picada de cobras e outros animais peçonhentos, aceitou o desafio de produzir o soro antiofídico com especificidade, e em 1899 assumiu a direção do Instituto Butantan.
Os primeiros trabalhos de Vital Brazil sobre a especificidade de soros antipeçonhentos foram realizados no Instituto Bacteriológico, local este onde trabalhou como assistente sob a direção do Médico Microbiologista Adolph Lutz. Vital Brazil ao perceber que cada veneno produzia um soro específico, o soro obtido a partir do veneno do animal que causou o acidente só neutraliza a ação deste veneno.
Em 1901, as primeiras doses do soro antiofídico foram produzidas, e em 1902, a primeira dose do soro foi aplicada.
Vital Brazil faleceu no dia 8 de maio de 1950, no Rio de Janeiro com 85 anos de idade.


_________________________________________________________________________

PRODUÇÃO DO SORO ANTIOFÍDICO



O soro antiofídico é feito a partir do veneno das serpentes, que são extraídos em um laboratório de Herpetologia, onde as serpentes peçonhentas possam ser manuseadas por um técnico experiente. Ao pegar a serpente, coloca-se um copo como recipente de coleta, ao encostar os dentes inoculadores de veneno da serpente na borda dese copo, o técnico deverá segurar a mesma na região atras dos olhos, pois este é o local onde a glândula de veneno está localizada.
Após a extração , o veneno é liofizado(processo de remoção total da água, pront para ser armazenado e mantido em freezer. O veneno recebe uma soluão fisiológica para se tornar líquida novamente. Antes de ser injetado no cavalo, ele é diluído ainda mais ficando menos potente. O cavalo recebe em intervalos de dias, várias aplicações deste veneno. Depois de umas 6 semanas, o organismo do cavalo produziu uma quantidade suficiente de anticorpos conra esse veneno, e então o cavalo é sangrado retirando dele de 6 a 8 litros de sangue.
Desse sangue são preparados os anticorpos através de um processo de centrifugação. O soro antiofídico nada mais é que do que parte do sangue do cavalo que produziu anticorpos(defesa)e o veneno da cobra que é chamado de antígeno, que foi injetado em seu organismo.


TIPOS DE SOROS ANTIOFÍDICOS


- Antilaquético: Feito para combater o veneno da Surucucu (lachesis muta)


- Antielapídico: Feito para combater o veneno da Coral verdadeira(Micrurus)


- Antibothropico: Feito para combater o veneno das jararacas (Bothrops)


- Anticrotalico: Feito para combater o veneno da cascavel (Crotalus)


Referências Bibliográficas:


http://www.fapesp.br/memoria50.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário