Pesquisar este blog

quinta-feira, 21 de abril de 2011

Charles Darwin E a Teoria da Evolução das Espécies

CHARLES DARWIN: A TEORIA DA EVOLUÇÃO DAS ESPÉCIES


A teoria da Evolução das Espécies, teve seu início com Erasmus Darwin, um naturalista que analisava e observava as diversas espécies animais, nas ilhas Galápagos, e discutia os processos evolutivos de casa uma.
Anos mais tarde, Charles Darwin, neto de Erasmus Darwin, deu continuidade ao trabalho iniciado por seu avô.
Darwin entre dezembro de 1831 e outubro de 1836 realizou uma expedição a bordo do navio Beagle até as ilhas Galápagos, situada a oeste do Equador, na América do sul seguindo a linha do Equador.
No início desta expedição, Darwin tinha 22 anos de idade. Encantado com a beleza de Galápagos e com a diversidade das espécies nativas da região, propunha-se a observá-las mais de perto, analisando seus hábitos e costumes, como se adaptavam ao ambiente etc.
Além de Charles Darwin, outros naturalistas tiveram grande importância no processo evolutivo. Trata-se de Alfred Russel Wallace e Jean Baptiste de Lamarck, ambos apaixonados pela evolução e estudaram fervorosamente os processos evolutivos de espécie para espécie.
A idéia da Pangênese, era dizer que a hereditariedade era carregada por minúsculas partículas, que brotavam das células do corpo de uma pessoa.
Essa idéia era defendida por Charles Darwin (séc. XIX) e Conde de Buffon (séc.XVIII). Em 1836 a 1842, Darwin havia coletado informações obtidas em Galápagos.
Em outubro de 1838, leu o ensaio de Thomas Malthus sobre populações. No ano de 1842, Darwin começou a escrever um esboço da teoria de novas espécies.
O Livro de Darwin mais famoso foi “A Origem das Espécies de Acordo com a Seleção Natural”, publicado em 1859.
Segundo Darwin, a natureza seleciona os fortes dos fracos, colocando-os em um processo habitacional, observando a capacidade de cada espécie no meio ambiente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário